NEUROPSICÓLOGA E PSICÓLOGA
Terapia cognitivo-comportamental
Especialidades
Ansiedade
Apesar de ser um sentimento normal, quando excessivo torna-se prejudicial. Normalmente, vem acompanhada de desconforto, seja físico ou não. Portanto, acaba prejudicando a sua vida pessoal e profissional.
Entender esse mecanismo e identificar o que desencadeia a ansiedade em você é importante. Assim, você aprende técnicas para controlar eficientemente os sintomas.
Depressão
Pessoas com esse transtorno tendem a observar os aspectos negativos com mais facilidade, ignorando os aspectos positivos e neutros. Acabam enxergando a vida por um viés distorcido, perdendo o interesse em atividades cotidianas. Desse modo, o tratamento para a depressão tem como objetivo te auxiliar a modificar as distorções do pensamento e enfrentar as coisas de modo adaptativo, o tornando apto para assumir o controle da sua vida cotidiana por meio de técnicas de ativação comportamental.
Transtorno de Ansiedade Social
Esse transtorno pode prejudica a vida social, acadêmica e/ou profissional. Normalmente tem início na infância ou na adolescência. Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. O melhor tratamento psicoterápico para esse transtorno é Terapia cognitivo-comportamental.
Transtorno de estresse pós-traumático
Traumas graves e inesperados ocorrem em menos de um minuto, mas suas consequências duram toda a vida. Diferente de outros diagnósticos, esse transtorno demanda a ocorrência de um determinado tipo de evento, do qual a pessoa afetada, não se recupera. Esse evento pode ser morte ou ameaça, lesão grave ou violência sexual, onde o indivíduo vivenciou ou testemunhou. O indivíduo pode sentir de forma muito vívida o retorno da experiência, como flashback e até em sonhos. A terapia elabora estratégias a fim de superar o trauma e haver a remissão dos sintomas.
Transtorno de pânico e Agorafobia
O transtorno é diagnosticado à partir de ataques de pânico inesperados recorrentes seguidos de, pelo menos, um mês de preocupação persistente com a recorrência e suas consequências ou por uma mudança significativa de comportamentos. A ação característica é de fuga acompanhada de percepções de perigo ou ameaça iminentes, como morte, perda de controle ou ridicularização pública. O tratamento baseado em evidências da Terapia cognitiva comportamental, possui eficácia comprovada e a curto prazo.
Transtorno Alimentar
O transtorno alimentar é marcado pelos comportamentos alimentares. A pessoa oscila em deixa de comer, por estar complexada em relação ao seu peso, e comer de forma compulsiva muitos alimentos por conta de um descontrole emocional.
Os tipos de transtorno alimentar são:
-
Anorexia nervosa
-
Bulimia nervosa
-
Compulsão alimentar
-
Pica
-
Transtorno de ruminação
-
Transtorno alimentar restritivo/evitativo